Avião que caiu no Rio Negro é retirado da água um dia após acidente no AM
05/01/2026
(Foto: Reprodução) Avião que caiu e deixou feridos no AM é retirado do Rio Negro
O avião de pequeno porte que caiu no Rio Negro, nas proximidades da Vila de Paricatuba, em Iranduba, no interior do Amazonas, na manhã de domingo (4), foi retirado da água nesta segunda-feira (5). No acidente, o piloto e um passageiro ficaram feridos.
Segundo testemunhas, a aeronave caiu próxima a um estabelecimento onde funciona um café da manhã. Banhistas que já estavam no rio no momento da queda presenciaram o acidente e ajudaram no resgate das vítimas.
Durante a manhã desta segunda-feira, técnicos foram acionados para a retirada do avião, que havia permanecido flutuando no Rio Negro após a queda. Após a conclusão dos trabalhos, a aeronave foi removida da água e transportada em um caminhão.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Vídeos gravados no local mostram o momento em que pessoas se aproximam do avião logo após o acidente, além da retirada do piloto e do passageiro da água. Outras imagens divulgadas nas redes sociais indicam que as duas vítimas deixaram o local conscientes e caminhando.
O piloto e o passageiro apresentavam ferimentos pelo corpo e receberam os primeiros atendimentos ainda no local. Até a última atualização, eles não haviam sido identificados, e não há informações oficiais sobre como o resgate foi finalizado nem para onde foram levados para atendimento médico.
LEIA TAMBÉM: Vídeo mostra momento em que avião cai no Rio Negro e deixa feridos
Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) informou que foi acionado para atender à ocorrência e enviou ao local uma viatura Auto Bomba Tanque (ABT), uma Unidade de Resgate (UR) e cinco militares. Ao chegarem, os bombeiros constataram que as vítimas já haviam sido socorridas por pessoas que estavam na área.
Ainda segundo o CBMAM, foi realizada uma vistoria no local do acidente, sem a identificação de riscos imediatos ou necessidade de intervenções. A área foi deixada em segurança.
Já a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), por meio do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII), foram acionados para a ação inicial da ocorrência.
De acordo com a FAB, a equipe atua na coleta e confirmação de dados, preservação de elementos e levantamento de informações necessárias à investigação. O órgão destacou que os resultados só serão divulgados oficialmente após a publicação do Relatório Final SIPAER, no site do CENIPA.
Avião de pequeno porte cai no Rio Negro e deixa dois feridos
Vídeo mostra momento em que avião cai no Rio Negro e deixa feridos
Fernando Araújo