Coronel da PM do AM flagrado em vídeo agredindo ex-esposa é réu por violência doméstica
Coronel foi afastado das funções administrativas
Divulgação
O coronel da Polícia Militar do Amazonas, Marcos Vinicius Poinho da Encarnação, é réu em processo criminal que apura a agressão contra sua ex-esposa. A Justiça aceitou a denúncia do Ministério Público no dia 23 de setembro.
Imagens exclusivas obtidas pelo g1 nesta segunda-feira (17) mostram o coronel da Polícia Militar agredindo a ex-esposa, Iolanda Martins, em um posto de combustíveis em Manaus. As imagens foram registradas no mês de junho.
Segundo o Ministério Público, o coronel se aproveitou da relação que tinha com a vítima para cometer as agressões. O órgão afirma que houve dois episódios no mesmo dia:
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
o primeiro de madrugada, quando Iolanda desmaiou após ser jogada ao chão e agredida;
o segundo pela manhã, quando ela voltou a ser chutada na cabeça e no corpo.
Laudos médicos e vídeos anexados ao inquérito foram usados como provas.
Por isso, o MP denunciou o coronel por duas lesões corporais no contexto da Lei Maria da Penha e pediu a manutenção das medidas protetivas concedidas à vítima.
Na decisão, o juiz Rafael da Rocha Lima determinou que o coronel seja citado para apresentar defesa em até 10 dias. Se ele não responder, um defensor público será nomeado.
"Determino que sejam apensados os autos de Medidas Protetivas de Urgência referente aos fatos aqui apurados", diz um trecho da decisão.
Até a última atualização desta reportagem, não há registro de resposta por parte do militar.
➡️ Coronel da PM é afastado após mulher denunciar agressões por mais de 10 anos em Manaus
O caso
Em junho, Iolanda usou as redes sociais para relatar que sofria agressões pelo coronel há mais de dez anos. Segundo ela, disse que preferia não denunciar antes devido à preocupação com a família.
"Fui agredida pelo meu esposo, aquele que deveria cuidar e zelar por mim, me arruinou! Mas isso acontece desde 2012, eu que mascarava tudo pela minha família. Com lágrimas nos meus olhos, venho aqui dizer o quanto estou magoada, triste, e que Deus me ajude”, disse a vítima.
A Polícia Militar informou que o coronel foi afastado da diretoria administrativa, teve as armas recolhidas e será investigado por um Inquérito Policial Militar conduzido pela Diretoria de Justiça e Disciplina.
A Polícia Civil também abriu investigação, conduzida pela Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM) Centro-Sul, para apurar as circunstâncias da denúncia. Até a última atualização, a defesa do coronel não havia se manifestado.
Vídeos mostram agressão de PM contra ex esposaFONTE: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2025/11/17/coronel-da-pm-do-am-vira-reu-por-agressao-a-ex-esposa-apos-denuncia-do-ministerio-publico.ghtml