Nova lei do CNH Social amplia público beneficiado no Amazonas
Lançado em 2021, o ‘CNH Social’ é um programa do Governo do Amazonas que possibilita o acesso gratuito aos serviços de habilitação de veículos automotores a cidadãos de baixa renda.
Detran-AM
A nova Lei do CNH Social, que amplia o número de pessoas que terão acesso gratuito ao processo de habilitação no estado foi sancionada na quarta-feira (12). Com a mudança, o programa passa a incluir novos grupos prioritários, como mulheres vítimas de violência, pais ou responsáveis por pessoas com deficiência e alunos do ensino médio da rede pública.
A medida foi anunciada pelo governador Wilson Lima (União Brasil). De acordo com o governo, o programa cobre todas as etapas da formação de condutores, desde os cursos teóricos e práticos até a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), sem custo para o participante.
"A CNH Social é importante para que as pessoas possam mudar de profissão, ter uma renda extra ou mesmo serem inseridas no mercado de trabalho", disse Wilson Lima.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
O governador também afirmou que estudantes do ensino médio poderão sair da escola já habilitados, caso participem do curso de preparação oferecido pelo programa.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
"O aluno que sai do ensino médio e participa do nosso curso sobre trânsito já pode sair com a CNH garantida, sem gastar nada", declarou.
A seleção dos beneficiários ficará sob responsabilidade do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), que vai cruzar informações da Polícia Civil e do Cadastro Único (CadÚnico) para identificar quem se enquadra nos critérios de vulnerabilidade.
A ampliação do CNH Social faz parte de um pacote de medidas sancionadas pelo governo estadual nesta quarta-feira, que também inclui o IPVA Social, responsável por reduzir o imposto sobre veículos em 50%.
MUDANÇA: Nova lei que reduz IPVA em 50% é sancionada no Amazonas; saiba o que mudaFONTE: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2025/11/13/nova-lei-do-cnh-social-amplia-publico-beneficiado-no-amazonas.ghtml