Operação Consórcio de Papel desmonta grupo envolvido em falsos consórcios em Manaus
18/11/2025
(Foto: Reprodução) Operação desmonta fraude em consórcios falsos em Manaus
Um homem e uma mulher foram presos durante a Operação Consórcio de Papel, deflagrada nesta terça-feira (18) pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM). A ação é contra um grupo criminoso suspeito de aplicar golpes envolvendo falsos consórcios contra diversas vítimas em Manaus.
De acordo com a PC, os suspeitos atraíam consumidores com promessas de crédito fácil para aquisição de bens, como veículos e imóveis.
As investigações iniciaram após diversas vítimas procurarem a Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon) para relatar prejuízos financeiros. De acordo com relatos, a oferta fácil e com condições vantajosas levava as vítimas a acreditarem na legitimidade da negociação.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Conforme a PC, foi constatado que o grupo estruturou empresas 'fantasmas', ao criar e registrar pessoas jurídicas com nomes quase idênticos ao da administradora verdadeira. Além disso, utilizavam o nome e a logomarca oficial da empresa legítima nos falsos contratos de aquisição de cotas, o que aumentava a aparência de credibilidade e facilitava o golpe.
PC-AM deflagra Operação Consórcio de Papel e desmonta grupo criminoso envolvido em falsos consórcios em Manaus.
PC-AM