Teatro Amazonas recebe espetáculo 'República Lee – Um Musical ao Som de Rita', em julho
21/05/2025
(Foto: Reprodução) Ingressos começam a ser vendidos nesta quinta-feira (22), data simbólica escolhida por Rita Lee para celebrar seu aniversário, no dia de Santa Rita de Cássia. Espetáculo 'República Lee – Um Musical ao Som de Rita'.
Divulgação
Manaus vai receber nos dias 12 e 13 de julho, no Teatro Amazonas, “República Lee – Um Musical ao Som de Rita”. Produzido pela In Cena e idealizado pela atriz e cantora amazonense Cella Bártholo, o espetáculo, que estreou em 2024, em São Paulo, faz uma verdadeira viagem pela obra de uma das maiores cantoras do rock brasileiro, Rita Lee.
A venda dos ingressos inicia nesta quinta-feira (22), data simbólica escolhida pela cantora para comemorar o seu aniversário, por ser o dia de Santa Rita de Cássia. Rita Lee nasceu em 31 de dezembro, mas por anos comemorou as bodas apenas em maio. Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do Teatro Amazonas, no Centro, e pelo site shopingressos.com.br .
A diretora artística da In Cena, Cella Bártholo, ressalta a honra que é apresentar o musical em Manaus e proporcionar ao público a oportunidade de homenagear a obra de Rita Lee, uma mulher à frente do seu tempo e que fez enormes contribuições para a música brasileira, principalmente o rock.
Além de Cella, a equipe criativa do espetáculo conta com texto e direção de Tauã Delmiro, direção musical e arranjos de Hugo Kerth e coreografias e assistência de direção de Débora Polistchuck.
Segundo Cella, o espetáculo proporciona ao público uma experiência multilinguagem, unindo teatro e cinema. A partir da interação de cenas teatrais, takes pré-gravados e outros filmados ao vivo, é construído um filme na presença da plateia. A partir do universo lúdico e disruptivo da lírica de Rita, a narrativa aborda a rebeldia de uma juventude que rompeu paradigmas e quer ser fonte de inspiração para os espectadores.
História
“República Lee – Um Musical ao Som de Rita” acompanha a história de cinco jovens, moradores de uma república na cidade de São Paulo, entre os anos de 1968 e 1969. O grupo está engajado em produzir, dentro do apartamento onde mora, um curta-metragem de ficção científica, com baixo orçamento.
A trama dentro da trama é baseada em longas-metragens de sci-fi dos anos 1950, como “O dia em que a Terra Parou”, “A invasão dos discos voadores” e “O Ataque da Mulher de 15 Metros”.
A dramaturgia do musical é embalada por canções clássicas do repertório de Rita Lee, como “Agora só falta você”, “Nem luxo, nem lixo”, “Alô, alô, Marciano”, “Desculpe o auê” e “Mutante”.
“A maior inspiração do enredo foram as canções da Rita e, a partir delas, buscamos absorver o caráter disruptivo presente nas letras e melodias. Embora o espetáculo não seja uma biografia da vida da artista, os cinco personagens são desdobramentos da personalidade transgressora dela”, explica o autor e diretor Tauã Delmiro.